Este website utiliza cookies de acordo com a política em vigor. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Cookies aqui.

Notícias

Biotrituradores, a alternativa às queimadas

Biotrituradores alternativa queimadas

Os biotrituradores são equipamentos que permitem triturar matérias orgânicas, como ramos, folhas ou aparas de relva. Mais ainda, permitem transformar estas matérias num composto que pode ser utilizado como adubo natural.

Recentemente, os biotrituradores foram indicados como uma alternativa viável às queimas e queimadas que são habitualmente feitas nas áreas agrícolas portuguesas.

Porque é importante arranjar uma alternativa às queimadas?  

 Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza, 34% dos incêndios em Portugal resultam de queimadas das quais se perde o controlo. Ao substituir as queimadas por outras práticas no seu terreno, reduz consideravelmente o risco de incêndio. Este é um risco que habitualmente traz severos custos materiais, de vida humana e de biodiversidade, chegando a pôr em causa a viabilidade da continuidade do negócio.

Porque optar pelos biotrituradores como solução alternativa?   

Em primeiro lugar, os biotrituradores são uma opção não inflamável. Isto reduz efetivamente o risco de incêndio e, portanto, de danos e custos materiais.
Por outro lado, os materiais que habitualmente são queimados (ramos, folhas, flores e outros resíduos orgânicos) têm um enorme potencial fertilizante. O reaproveitamento destes materiais orgânicos com recurso a biotrituradores resultará em solos mais saudáveis e férteis e, consequentemente, melhores colheitas
Os biotrituradores são, também, uma opção muito mais ecológica. A utilização de biotrituradores incentiva à compostagem, uma prática sustentável que, com baixo investimento, pode trazer várias vantagens a nível agrícola. Além disso, esta opção tem emissões muito baixas. O mesmo não se pode dizer das queimadas, que emitem altos níveis de CO2, monóxido de carbono e outros.

 

(…) Estima-se que por cada 100 kg de sobrantes agrícolas e florestais são emitidos 158 kg de C02, 10 kg de monóxido de carbono, 5 kg de compostos orgânicos voláteis não metânicos, 0,6 kg de metano, 0,5 kg de partículas finas, bem como benzeno, amónia, óxidos de azoto e carbono negro.

– Associação Zero

 

Quais os melhores biotrituradores para usar no seu terreno?    

Procura melhores formas de lidar com os resíduos da atividade agrícola e os biotrituradores lhe parecem uma boa opção? Então, resta-lhe apenas escolher o mais adequado para si.

Deve ajustar a sua escolha à frequência e intensidade de utilização que pretende dar ao equipamento. No caso dos biotrituradores, a escolha recai sobre a potência de que precisa e o diâmetro dos detritos que pretende triturar.

Recomendamos-lhe dois modelos, sendo que poderá optar consoante as suas necessidades.

 

 Biotriturador Goodyear 6.5 cv

6.5

Este é o mais acessível dos trituradores que temos em stock, não desiludindo, no entanto, na sua qualidade. Com uma potência de 6.5cv e 2.400 rotações por minuto, este equipamento permite triturar ramos até 10cm de diâmetro e produz 3m3 de resíduos por hora. Assim, é um modelo adequado para uma utilização leve a média, permitindo-lhe triturar alguns galhos e ramos mais difíceis.

 Biotriturador Goodyear 15 cv

15

Para uma utilização média a intensiva, irá querer optar por um biotriturador mais potente. Neste caso, este modelo Goodyear irá satisfazê-lo. Com 15 cv de potência e 2530 rotações por minuto, este equipamento permite triturar ramos de até 12cm de diâmetro. O diâmetro acrescido, aliado à maior potência, fazem deste modelo uma opção muito boa para quem tem resíduos mais complicados.
No caso do Goodyear 15 cv, pode optar pelo arranque manual ou pelo arranque elétrico, sendo que o custo acrescido de ter o arranque elétrico é muito reduzido.
Este modelo é, naturalmente, maior e mais pesado, pelo que deve verificar se tem condições para o armazenar. Por outro lado, este modelo já conta com um engate para reboque, pelo que o transporte será mais fácil.

Caso ainda tenha dúvidas sobre que tipo de equipamento escolher, fale com um dos nossos especialistas. Pode contactar-nos a partir do 223 241 410 ou do email info.motores@pintocruz.pt.

Cumprimentos, 
Pinto & Cruz Motores e Equipamentos.

Newsletter

Siga-nos