Os Biotrituradores são a alternativa ideal às queimadas!

Os biotrituradores são uma alternativa às queimadas que, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza, provocam 34% dos incêndios em Portugal. 

Para além de reduzir os fogos florestais, os biotrituradores também incentivam à compostagem, uma prática sustentável, bastante antiga e de baixo investimento, que emite níveis de CO2 muito mais reduzidos em comparação com as queimadas.

Com aplicações diversas, este aparelho de trituração tanto consegue converter aparas de relva em fertilizantes naturais como tem a capacidade de triturar sementes e produzir ração animal.

Como funcionam os biotrituradores?

Um biotriturador é um triturador de resíduos vegetais que transforma peças orgânicas, como ramos, em itens mais pequenos e fáceis de transportar. Este processo é feito através de uma série de ferramentas de corte e trituração presentes na própria máquina.

Há vários biotrituradores disponíveis no mercado e desenhados tendo em conta as necessidades de cada setor, mas o funcionamento é bastante semelhante entre eles:

1) A matéria a ser triturada é introduzida num recipiente;

2) Depois de triturada, esta matéria é expulsa através de um tubo de descarga;

3) E acaba por ser direcionada para um tanque de armazenamento.

O material triturado oferece muitas vantagens:

- A trituração no biotriturador reduz o volume das suas aparas em até 75%, facilitando não só a sua eliminação, como também o seu processamento posterior.

- O material picado pode ser utilizado para cobrir o solo, como composto, para fertilizar ou para criar húmus.

- O material picado compostado contém nutrientes valiosos e permite-lhe poupar nos fertilizantes.

Conheça os biotrituradores que temos disponiveis para sí!