Tudo o que precisa de saber para comprar uma motobomba!

Uma motobomba é de uma forma simples uma bomba de água com motor a combustão integrado. O seu uso passa para transferência de um líquido de um local para outro.Na altura de escolher uma motobomba, o critério mais importante é o tipo de líquido que pretende transportar, visto que as suas características serão determinantes. Saiba mais! 
Portáteis e com alimentação própria, as motobombas são a solução de bombeamento de água mais versátil e fácil de usar. As motobombas para uso doméstico têm várias funcionalidades, como bombear a água de uma piscina, escoar uma divisão inundada ou simplesmente regar um jardim.
Podem ser instaladas num local fixo, embora a sua portabilidade seja um fator de diferenciação. As peças de desgaste são poucas, a manutenção é simples e o tempo de vida útil de uma motobomba é elevado, se usada seguindo as recomendações do fabricante. 

Motobombas - porque é tão importante conhecer o líquido bombeado? 

O líquido a transportar é o critério mais importante na altura da compra. Escolher a motobomba certa evita fenómenos como corrosão e, consequentemente, desgaste prematuro do aparelho.Assim, é essencial conhecer a composição química do líquido a ser bombeado, a sua viscosidade e possível presença de componentes sólidos. Um conhecimento mais aprofundado sobre todas as propriedades físicas do fluido bombeado permitirá uma escolha mais informada.   Podemos dividir o tipo de líquido em três categorias:
- Motobombas de Águas limpas
Se o principal uso da motobomba for para regar o jardim e esvaziar ou bombear a água de uma piscina, uma motobomba de águas limpas resolverá o problema. É importante ter em conta que partículas suspensas maiores do que 5mm de diâmetro poderão obstruir a bomba.
- Motobomba de Águas Residuais
Se precisar de bombear águas de enchentes, águas residuais ou qualquer outro tipo de água que possa conter materiais suspensos deverá procurar uma motobomba de águas residuais.
- Motobomba de Águas Sujas
Se o objetivo é bombear lama, águas residuais pesadas (contendo papel, lenços, etc) ou água de inundação externa (pequenos pedaços de madeira, entulho, pedras pequenas, etc), deverá escolher uma motobomba de águas sujas. Alguns equipamentos estão equipados com um triturador e permitem bombear materiais suspensos de maior diâmetro sem causar obstrução.

Características Técnicas - Caudal

Aquando da escolha de uma motobomba, é importante ter em atenção o caudal, a característica técnica mais importante de uma motobomba. O caudal corresponde à quantidade de líquido bombeado num período de tempo e é dado, por norma, em m3/h (metros cúbicos por hora) ou l/m (litros por minuto).
Contudo, é importante ter em conta que o fluxo poderá variar dependendo da profundidade de sucção e da altura da descarga. Assim, para um determinado diâmetro de tubo, a mesma bomba dará uma vazão menor para uma diferença maior de altura. Por outro lado, quanto mais próximo em altura estiverem os pontos de sucção e descarga, maior será o caudal.
Tendo estes dados em consideração já será mais fácil fazer uma escolha informada sobre a motobomba que servirá melhor os seus objetivos.

Conheça as motobombas que temos disponíveis na loja online.