Descubra as diferenças entre um atomizador e um pulverizador!

Na agricultura, o controle químico de pragas, doenças e plantas invasoras deve seguir parâmetros de segurança, que não coloquem em risco a saúde humana nem prejudiquem o meio ambiente. Além disso, a aplicação dos agroquímicos deve ser prescrita por engenheiro agrónomo. Geralmente são utilizados dois equipamentos o pulverizador e o atomizador. Mas quais as diferenças entre ambos?

Atomizador

Recomenda-se o uso do atomizador para áreas de cultivo mais extensas, características da fruticultura e horticultura. As particularidades deste equipamento, é a possibilidade de aplicação de defensivos agrícolas, em locais que inviabilizam o acesso de tratores e em cultivos adensados. O produto pode ser lançado a mais de 10 metros de distância por minuto, com alta performance de aplicação.

Graças ao sistema de descompressão do equipamento, torna-se mais fácil a sua operação, o que reduz consideravelmente o esforço do operador. Além da aplicação de agroquímicos nas plantações, o atomizador permite a aplicação de fertilizantes e calcário (para calagem do solo).

Pulverizador

Recomenda-se o uso do pulverizador para diferentes áreas de produção do setor agropecuário. Entretanto, os resultados são melhores quando a aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes é realizada em culturas não suscetíveis a vento elevado. Por outro lado, a operação do equipamento é fácil e garante total mobilidade ao profissional, o pulverizador permite ainda o lançamento do produto em forma de micro gotículas.
Além do controlo de pragas, doenças e ervas daninhas, o equipamento pode ser utilizado para esterilização de instalações, como baias. Por ser leve e composto por suportes para as costas almofadados, a sua operação é facilitada. Do tanque de armazenamento sai uma mangueira com uma cinta em metal, o que possibilita a aplicação do produto, com segurança, até mesmo sob alta pressão.

Pulverizador x atomizador

O pulverizador é o equipamento ideal para o controlo de pragas, doenças e ervas invasoras, bem como adubação e desinfeção de instalações onde se criam animais. Projetado para culturas que suportam ventos com baixa intensidade, o pulverizador é próprio para líquidos e grãos.
Já o atomizador é perfeito para controlo de pragas, doenças e ervas invasoras, bem como adubação, fornecimento de ração para peixes e combate a incêndios. Projetado para culturas que suportam ventos de alta intensidade, o atomizador é próprio para líquidos, grãos e pó.

Descubra os pulverizadores e atomizadores que temos disponíveis na loja online.