Saiba como o motocultivador pode facilitar o seu trabalho agrícola!

Graças à evolução da tecnologia e engenharia e à sua aplicação agrícola, o trabalho duro e manual foi substituído por máquinas que ajudam a completar tarefas com mais rapidez e menos esforço físico. É o caso dos motocultivadores!
Se ainda não está familiarizado com os motocultivadores, este artigo é para si! Explicamos como é que estes equipamentos o podem ajudar no trabalho agrícola, que funções podem desempenhar por si, quais os benefícios da sua utilização para os solos e ainda lhe sugerimos três dos vários equipamentos que disponibilizamos na loja online.

O que faz um motocultivador?

Os motocultivadores são máquinas potentes utilizadas em diferentes tarefas agrícolas, sendo que a principal é deixar a terra pronta para a plantação de novas culturas. Funcionam como pequenos veículos movidos a diesel ou gasolina aos quais se podem ligar diferentes acessórios, tornando-os bastante versáteis, flexíveis e aptos para diferentes tarefas.

Vantagens dos motocultivadores:
1. Otimização do trabalho;
2. Funcionam como complemento aos tratores;
3. Os motocultivadores são rentáveis;
4. Os motocultivadores são bons para o solo.
Enquanto alguns modelos lavram apenas alguns centímetros do solo, outros têm a capacidade de trabalhar quase 1 metro! Seja como for, os motocultivadores são equipamentos que aceleram a preparação das terras e deixam mais tempo e energia para outros afazeres, aumentando, assim, a produtividade.

1. Otimização do trabalho

Os motocultivadores são leves, rápidos e fáceis de manusear. Quer sejam utilizados em grandes terrenos ou em pequenas hortas, a otimização do trabalho é garantida. Os motocultivadores reduzem o trabalho de vários dias para apenas algumas horas, para além de reduzirem a fadiga e assegurarem um trabalho mais homogêneo.
Apesar de serem equipamentos adequados para profissionais, os motocultivadores são vistos como os melhores amigos dos agricultores em part time, isto é, que não têm o objetivo de conseguir rendimentos do trabalho agrícola e que o veem como um hobby. Isto porque os motocultivadores são equipamentos muito fáceis de utilizar e não exigem muitos conhecimentos técnicos, pelo que são adequados para qualquer pessoa.

2. Funcionam como complemento aos tratores

Os motocultivadores funcionam como um bom complemento aos tratores. Quando estes não conseguem alcançar espaços estreitos, irregulares e de dificil acesso, como terrenos situados em encostas de montanhas ou em pequenos tabuleiros de terreno, poderá recorrer ao multicultivador. Além disso, se tiver um motocultivador potente, não precisa de recorrer a um trator para lavrar os solos mais secos e duros.

3. Os motocultivadores são rentáveis

Os motocultivadores são o investimento mais rentável para terrenos de pequenas dimensões. Por um lado, seria demasiado moroso e difícil trabalhá-los manualmente e, por outro, não faria sentido investir num trator, porque são muito mais caros, precisam de muita mais manutenção e têm uma capacidade de manobra muito limitada.Posto isto, os motocultivadores representam uma alternativa mais barata, prática, ágil e, além disso, podem ser manuseados por qualquer pessoa.

4. Os motocultivadores são bons para o solo

A utilização de um motocultivador e o revolvimento das terras antes da plantação da nova cultura é muito benéfica para a qualidade dos solo:
- Descompacta e incorpora matéria orgânica;
- Torna o solo mais fácil de trabalhar;
- Confere um melhor desenvolvimento da raiz;
- Permite que a nova cultura receba mais nutrientes presentes nas camadas mais profundas do solo;
- Impede o crescimento de ervas daninhas já existentes.



Motocultivadores  – a nossa seleção

Apesar de normalmente os motocultivadores terem a mesma função, existem muitos modelos, variando na marca, na potência e cilindrada do motor, nas velocidades, etc. No fundo, a escolha do motocultivador certo para si depende do solo, da extensão da área a trabalhar, das tarefas que pretende desempenhar com o ele, etc.

Conheça a gama de motocultivadores GOODYEAR, desenhada para projetos intensivos.

Motocultivador GY70RT

Motor: Gasolina;

Potência: 7CV;

Cilindrada: 210 Cc;

Velocidades: 2 (1D+1R);

Larg. Corte: 40 - 50 Cm.

Motocultivador GY10RT 

Motor: Diesel;

Potência: 10 CV;

Cilindrada: 465 Cc;

Velocidades: 10 (4D+1R);

Larg. Corte: 57 - 85 Cm.

Motocultivador GY13RT 

Motor: Gasolina;

Potência: 13 CV;

Cilindrada: 389 Cc;

Velocidades: 5 (4D+1R);

Larg. Corte: 57 - 85 Cm.

O que achou dos motocultivadores? Considera-os equipamentos úteis e adequados para os seus terrenos?
Se tiver dúvidas sobre motocultivadores ou qualquer outro equipamento, não hesite em contactar-nos!
Conheça todos os motocultivadores que temos disponiveis na loja online.