Como escolher a melhor motosserra?

As motosserras são ferramentas muito práticas e, para algumas profissões, completamente indispensáveis. Para os que ocasionalmente tratam do seu jardim e pomar, as motosserras são utensílios úteis. Mas para agricultores, lenhadores e outros profissionais, é um instrumento de trabalho fundamental.
Desengane-se se acha que a melhor motosserra é, indiscutivelmente, a mais cara ou a mais potente. Todos os trabalhos são diferentes e, como tal, requerem instrumentos distintos.
A melhor motosserra é aquela que melhor responde às suas necessidades e que executam melhor o seu trabalho. Assim, conseguirá executar as suas tarefas com mais qualidade, rendimento, produtividades e autonomia.
Ora, antes de avançar para a compra de uma nova motosserra é importante que faça uma pequena reflexão e responda a algumas perguntas:

- Para que vai ser utilizada a motosserra? Vai só desbastar ramos de madeira suave ou abater árvores de madeira dura?
- Onde vai trabalhar? Em ambiente residencial ou florestal?
- Vai ser usada todos os dias ou ocasionalmente?
- A função que tem em mãos exige uma motosserra com maior potência ou uma motosserra leve e de corpo compacto é suficiente? 
Agora, as respostas a estas questões vão ajudá-lo a decidir se quer (e precisa) de uma motosserra de uso ocasional, semiprofissional ou profissional.

Características a estar atento na escolha de uma motosserra:

1. A potência;

2. A lâmina;

3. O peso.

A Potência

Escolher a potência do seu equipamento vai influenciar elementos como o funcionamento do motor ou o deslocamento do pistão. Ao definir a potência da sua nova motosserra deverá também ter em conta aspetos como a sua experiência.
Se é inexperiente, deverá optar por uma motosserra mais pequena, simples e fácil de manusear. Se preferir uma motosserra maior, espere mais peso e mais cansaço dos braços. Quanto ao tipo de madeira, naturalmente que o abate de árvores exige uma motosserra mais pesada do que, por exemplo, a poda de árvores de madeira resinosa.

A Lâmina

As dimensões da lâmina também dependem do tamanho da árvore com que vai trabalhar. Assim, quanto maior a árvore, maior deverá ser o comprimento da lâmina. Se o seu trabalho envolver poda, desbaste e desrama, existem fantásticos equipamentos para esta finalidade específica, com lâminas mais curtas, menos peso e, assim, mais fáceis de manusear.

O Peso

Como explicado acima, o peso das motosserras também influencia o seu trabalho. Tenha em atenção que motosserras mais pesadas podem cansá-lo mais rapidamente, tornando a jornada de trabalho mais cansativa e menos produtiva.
O fator ergonomia também é importante. Hoje em dia, a maioria das máquinas estão equipadas com punhos de aderência cómoda e confortável, assim como gatilhos ergonómicos.

No momento de optar pela melhor motosserra, deverá ter ainda em conta aspetos como a marca do produto, a assistência técnica ou a existência de peças de reposição.
Com a Pinto & Cruz Motores e Equipamentos, nenhum destes fatores é uma preocupação. Dispomos de profissionais técnicos especializados que o poderão ajudar com tudo o que precisar.

Conheça todas as motosserras que temos disponíveis na loja online.