Saiba como escolher a melhor roçadora!

As roçadoras são equipamentos de floresta e de jardim altamente eficientes no corte de relva, ervas daninhas e pequenos galhos e no desbaste de vegetação densa. Porém, roçadoras há muitas e, se não estiver por dentro das suas características técnicas, pode ser difícil escolher a que melhor responda às suas necessidades. Se é o seu caso, não desespere! A Pinto & Cruz Motores e Equipamentos explica-lhe a que fatores deve estar atento no momento de escolher a melhor roçadora e ainda lhe apresentamos uma das mais potentes do mercado.

Roçadora: para que servem e porque devo investir numa? 

As roçadoras são equipamentos de floresta e jardim que servem essencialmente para aparar ervas daninhas e pequenas árvores. Contudo, as suas vantagens vão muito mais além: as lâminas e cabeçotes de corte das roçadoras conseguem chegar a espaços de difícil acesso, o que as torna especialmente úteis na limpeza e manutenção de áreas com relva e arbustos de pequenas dimensões.Dependendo do modelo e potência da roçadora, poderá ainda cortar vegetação e galhos secos e abrir caminhos em mata mais densa. Tudo isto sem esforço físico nem trabalho manual! Se o seu jardim ou espaço florestal tiver estas características, então comprar uma roçadora pode facilitar-lhe muito a vida. Mas qual? 

Quais os diferentes tipos de roçadora? 

Existem diferentes tipos de roçadoras: a gasolina, elétrica e a bateria. Roçadora elétrica – As roçadoras elétricas têm a vantagem de serem mais leves, emitirem menos gases nocivos, produzirem menos ruído e vibração, quando comparadas com as roçadoras a gasolina. Por outro lado, têm uma desvantagem: precisam de estar sempre ligadas a uma ficha elétrica. Roçadora a bateria – As roçadoras a bateria, assim como as elétricas, são leves e fazem menos ruído e vibração. Diferem no fator mobilidade: não precisam de qualquer tipo de cabos nem fios elétricos. Ainda assim, necessitam de uma bateria e de um carregador. 


Roçadoras a gasolina

Apesar de serem as mais pesadas e ruidosas, as roçadoras a gasolina são especialmente potentes, robustas, autónomas e a melhor opção para quem trabalha ao ar livre e não pode ter condicionamentos de mobilidade. 
As roçadoras a gasolina são muito eficientes no corte de relva, ervas, pequenos ramos e no desbaste de vegetação densa. São a escolha de muitos profissionais graças às suas capacidades para:
- Melhorar a estética e segurança de parques, jardins, espaços agrícolas e rodoviários; 
- Eliminar espécies indesejadas e prevenir o seu reaparecimento. 
As roçadoras a gasolina são as mais indicadas para quem trabalha ao ar livre e não pode ter condicionamentos de mobilidade. São equipamentos robustos e potentes, autónomos e escolhidos tanto por profissionais como por pessoas que utilizam o equipamento no seu tempo livro.

Como escolher a melhor roçadora em 4 passos

Como em qualquer outro equipamento, não existe a roçadora perfeita, apenas a mais indicada para si. Assim, é importante que analise as suas necessidades e exigências do trabalho que vai estar a desempenhar. Considere estes quatro fatores:

1.  Conjunto de corte e acessórios

Se vai comprar um modelo simples, isto é, não multifunções, confirme se a roçadora tem compatibilidade para colocar outros acessórios. Assim, se precisar de fazer um pequeno upgrade à sua roçadora, não terá de comprar um novo equipamento. 
Atente também ao conjunto de corte incluído na roçadora: é o mais indicado para as tarefas que vai desempenhar?

2. Dimensão do espaço a trabalhar

Desbastar uma área de vegetação densa não é o mesmo que aparar a relva de um jardim. A àrea do local em que a roçadora vai trabalhar é importante, principalmente na sua autonomia, potência e desempenho.

3. Tipo de vegetação

Este é um dos fatores mais importantes na hora de escolher uma roçadora. A vegetação que vai cortar cresce rápida ou lentamente? Tem caules grossos ou finos? Se a exigência do trabalho a desempenhar é alta, também a potência da roçadora o deve ser.

4. Potência 

É muito importante que atente à potência da roçadora, pois vai influenciar a resistência, eficácia e eficiência do equipamento. E claro, isto vai influenciar o desempenho do trabalho. Naturalmente que a potência por que deve optar vai depender da tarefa que vai fazer.

Acessórios para roçadoras:

Para tirar o melhor partido possível da sua roçadora, investa em alguns acessórios, como um arnês para roçadora, que torna o manuseamento do equipamento muito mais simples.
Não esquecer também que a utilização destes equipamentos exige a utilização de equipamento de segurança individual (EPIs). Conheça a viseira que inclui também capacete e auricular.
Já sabe qual a melhor roçadora para si? Se ainda tiver dúvidas ou caso precise de aconselhamento, não hesite em falar connosco. Os nossos técnicos terão todo o gosto em responder às suas questões sobre roçadoras ou qualquer outro equipamento. 

Descubra as roçadoras que temos disponiveis na loja online.